O Projeto

O Projeto “SER” Ambiental encontra-se DESATIVADO desde o dia 28 de outubro de 2020.

O projeto teve início em julho de 2017 e término em outubro de 2020.

Não haverá mais atualizações ou postagens referentes ao projeto nas páginas do projeto no wordpress e nem no facebook. O projeto foi desativado!

desativado

O Projeto “SER” Ambiental surgiu a partir das experiências e vivências de seus autores. A partir da necessidade de mobilização e ação continuada que leve informação a respeito das questões ambientais que envolvem a região, percebesse que as questões históricas estão entrelaçadas a formação do que foi e do que se tornou este fragmento da Mata Atlântica guardado na Reserva Biológica do Tinguá.

A zona rural abriga entre pastos e gado fragmentos da história que levaram a mobilização de um movimento de moradores e instituições públicas que auxiliaram para que a Rebio do Tinguá virasse área de proteção integral guardando principalmente as suas ricas nascentes que abastecem o Rio de Janeiro.

A escola é um espaço de interação e formação social continuada a partir de bases familiares e culturais. Cada pessoa capta a informação e a transforma de acordo com suas experiências e vivências. Cada um tem seu modo, sua maneira de absorver e transformar a aprendizagem que lhe foi transmitida.

REBIO_DO_TINGUA_DSC_0014_001_001
Parte da Rebio do Tinguá vista em outro ângulo.

Um processo minucioso de pesquisa e levantamento tem sido realizado para que o Projeto “SER” Ambiental, leve informações corretas e precisas ao público e, a partir destas informações, o indivíduo pode refletir, questionar, sensibilizar e mobilizar-se para as questões históricas/ambientais ao qual está inserido e é de extrema importância a sua qualidade de vida.

A Educação Ambiental realizada nas Escolas Públicas do Município de Nova Iguaçu, que são atendidas pelo projeto, caracteriza, através das fotografias atuais e relatos históricos, o cotidiano de pessoas que estão em contato com está realidade sem que tenham a informação do que os rodeiam.
Os cuidados e a preservação do ambiente depende da informação ao qual se absorve para que seja transformada e sensibilizada a uma ação concreta de formar “cidadãos ambientais” ativos a causa.

SERRA VELHA_DSC_0958_001_001
O Projeto “SER” Ambiental visa educar e mostrar a importância da preservação de toda a Rebio do Tinguá. Pois se não existir a Floresta não existirá água!

OBJETIVO

Através de atividades, slides, banners, fotografias e visitações, o Projeto “SER” Ambiental, leva informações de uso público a cerca da história e formação do ambiente local através da Educação Ambiental nas Escolas Públicas do Município de Nova Iguaçu, mais especificamente nas escolas próximas a Rebio do Tinguá – localizadas do centro de Vila de Cava ao centro de Tinguá.

A Educação Ambiental ocorre por educação formal, dentro das escolas, transmitindo a informação de âmbito histórico/ambiental da região para que os alunos reflitam, critiquem e formem a sua opinião como “SER CIDADÃO”.

—————————————————————————————>

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este Projeto tem a sua fundação baseada na “ampliação e difusão dos conhecimentos”, sejam eles Ambientais, Culturais e Históricos.

O Projeto não possui fins lucrativos. Portanto levará informação aos alunos de escolas públicas e privadas sem cobrar nada em troca.

Vale lembrar que o Projeto conta apenas com a colaboração de seus Autores, através de suas rendas pessoais para investimento.

—————————————————————————————>

Elaboração Textual: Yuri Borba

Fotos: Yuri Borba

Projeto “SER” Ambiental 2017©®™